quarta-feira, 6 de julho de 2011

Análise de dados para a tomada de decisões com base no Marketing

A maioria das decisões de marketing que tem como objetivo definir os melhores planos estratégicos para abordar o mercado, escolher uma melhor campanha, selecionar um melhor segmento e até mesmo o tipo de produto a ser comercializado é baseada em análises técnicas por profissionais da informação, utilizando dados disponíveis contidos na empresa. São usadas técnicas estatísticas com auxilio de softwares para tornar esse tipo de tarefa mais fácil.
Hoje em dia muitos ainda entendem que esses resultados obtidos em uma visão numérica ainda são duvidosos. Enxergam esses tipos de resultados obtidos em análises com desconfiança.
A utilização de técnicas é fundamental para comprovar que foram alcançados os resultados pretendidos com as ações e estratégicas formadas pela organização. Quando tratamos de modelos com um número de variáveis elevado, nota-se que ultimamente isso vem se tornando algo mais fácil, pois antigamente não tínhamos tanta tecnologia e análises mais complexas como temos hoje. A informatização facilitou a análise de resultados das organizações, dos efeitos contidos nas ações estratégicas, nas vendas, enfim, em qualquer tipo de dado onde número de variáveis inviabiliza aplicação de modelos mais complexos (por baixa capacidade de processamento).
A tecnologia de hoje nos permite recorrer a muitas ferramentas e técnicas para análise de dados, facilitando a interpretação de comportamento de cada situação estudada.
O número de técnicas e metodologias está tendo um aumento significativo. Isso tem despertado cada vez o interesse das organizações, que procuram ainda melhores metodologias para efetuar as mensurações necessárias ao processo decisório.
A complexidade que ganhamos com o tipo de relação com o cliente e a informação necessária a se tratar tem sido mais fácil hoje em dia devido à possibilidade de termos ferramentas de análise para quais as técnicas ajudam a encontrar respostas mais exatas.

A seguir listaremos algumas técnicas utilizadas:

Arvore de decisão
Procura encontrar os melhores atributos que produzam um nível de respostas desejadas, classificando e agrupando os dados. Traduzem-se em regras proposicionais através de outras variáveis que permitem classificar e agrupar indivíduos ou objetos de uma forma única.

Análise de Clusters
Organiza um conjunto de casos em grupos, de tal forma que os indivíduos pertencentes a um grupo são os mais semelhantes possíveis entre si e diferenciam o restante. Esse tipo de análise procura classificar um conjunto de objetos (produtos, indivíduos, etc) em grupos e categorias.

Regressão
É um modelo estatístico utilizado para relacionar duas ou mais variáveis, prever o comportamento de uma variável dependente, através de outras variáveis independentes. O objetivo é controlar, prever e descrever a variável de interesse com base nas variáveis independentes.
Além dessas, temos muitas outras técnicas utilizadas para melhor análise. A evolução das técnicas e dos softwares vem facilitando cada vez mais o trabalho das organizações. Vale ressaltar que não basta saber as técnicas estatísticas para que se possam tirar conclusões acertadas sobre um mercado de produtos, comportamentos de consumidores ou de produtos, mas são instrumentos fundamentais para tomada de decisão.

Artigo escrito por:

Fernando Batista da Silva
Gestor de tratamento de dados
fernando.batista@gaussconsulting.com.br
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linkedin.com/in/ndobatista

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